BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

COREN-RN

HISTÓRICO DO COREN-RN
O COREN-RN foi criado em 1975, logo após a criação do COFEN em julho de 1973. O encargo de organizar e articular a junta especial do COFEN no RN, com vistas à instalação de um Regional no Estado, por delegação da Presidente do COFEN, Dra Maria Rosa Souza, ficou sob a responsabilidade da Professora Raimunda Medeiros Germano, que concluiu os trabalhos, com a eleição da primeira Diretoria do COREN-RN (Gestão 1975-1978), sob a presidência da Enfermeira Oscarina Saraiva Coelho qu e tomou posse em 30 de outubro de 1975.
Em 35 anos de existência o COREN-RN já contou com 12 diretorias e, atualmente, é presidido pela Enfermeira Alzirene Nunes de Carvalho, cuja gestão defende que o Regional seja uma ferramenta em prol da " valorização da enfermagem e construção da cidadania "
MISSÃO DO COREN-RN
Realizar ações estratégicas em favor da qualificação técnico-científica, política, ética e cidadã dos profissionais da área da enfermagem; organizar e manter atualizado o registro profissional de auxiliares, técnicos, enfermeiros e o cadastro das instituições de saúde onde acontece a atuação dos profissionais da área; e; fiscalizar/disciplinar o exercício das profissões da área de enfermagem no RN, com ênfase na ação educativa e no acolhimento humano, digno e fraterno dos profissionais e estudantes de enfermagem que buscam o COREN-RN para cumprir seus deveres profissionais, acadêmicos ou em busca de seus direitos, apoio e/ou serviços.
LEGISLAÇÃO BÁSICA NA ENFERMAGEM:
1. LEI 5.905/1973: Dispõe sobre a Criação dos Conselhos Federal e Regionais
2. LEI 7.498/1986: Dispõe sobre a Regulamentação do exercício da Enfermagem
3. DECRETO 94.406/1987: Regulamenta a Lei 7.498/1986.
4. RESOLUÇÃO COFEN-311/2007: Aprova a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
  O cenário nacional da Enfermagem:
O Brasil conta com aproximadamente 1 milhão e trezentos mil profissionais registrados no COFEN e com 1.888 escolas de enfermagem cadastradas.
A cada ano ingressam, no mercado de trabalho, cerca de 94 mil profissionais. Ainda assim, a enfermagem é uma profissão com baixos índices, de desemprego, onde é freqüente profissionais com mais de um vinculo empregatício de trabalho.
Quantos somos no RN?
O COREN-RN registra atualmente 20.722 profissionais de enfermagem inscritos e ativos, sendo:
Enfermeiros................... 4.069Técnico de Enfermagem . 8.713Auxiliar de Enfermagem . 7.940
FONTE: SITE DO COREN-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1058 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1075 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar